O que é e a que se propõe o SDTC

O que é e a que se propõe o SDTC

Este trabalho foi desenvolvido especialmente para a Companhia do Metropolitano de São Paulo para a análise de cenários operacionais presentes e futuros.

O Sistema SDTC fornece, para um certo período de tempo, estatísticas operacionais sobre os trens, linhas, estações (plataformas) e passageiros, através de um processo de simulação que leva em conta, entre outras coisas, (i) o fluxo de passageiros que chegam às estações, (ii) os embarques e desembarques necessários para chegar até as estações de destino, (iii) a freqüência e a capacidade de transporte dos trens utilizados nas diversas linhas do Metrô e (iv) os percentuais Origem - Destino obtidos através de pesquisas realizadas pelo Metrô.

O fluxo de passageiros que chegam às estações é representado por um Dia Típico de funcionamento do Metrô, com informações a cada quarto de hora dos embarques ocorridos ao longo do dia, nas diversas estações da rede. Este Dia Típico pode ser a média dos dias de um ano, semestre, bimestre, mês, etc., úteis ou fins de semana, normais ou feriados, ou ainda um dia específico escolhido pelo planejador.

O planejador pode, através do uso deste simulador, além de obter estatísticas operacionais relativas a trens, passageiros ou plataformas, simular alterações hipotéticas envolvendo linhas, trens, rotas, etc. e antecipar o efeito das mesmas no funcionamento da rede como um todo, ou numa parte da mesma.

Embora os resultados da simulação referentes aos passageiros, trens e plataformas sejam apresentados para cada quarto de hora, a simulação considera embarques a cada minuto e trabalha internamente com ciclos de 15 segundos para efeito de freqüência dos trens, deslocamento de passageiros, embarques, etc. Os resultados são sumarizados por quarto de hora apenas por uma questão de volume, objetivando facilitar as análises.

Outras aplicações para o SDTC

Aplicações semelhantes podem ser desenvolvidas para simular a operação, por exemplo, de um shopping center, um aeroporto, ou para determinar o número de cabines de pedágio de uma estrada, ou ainda para estimar o volume de passageiros nas plataformas de uma estação rodoviária.

As Principais Soluções

Otimização Matemática, Consultoria, Estatística, Malha Logística, Business Intelligence - Linear Softwares Matemáticos - Otimix
Otimix

O Otimix é a implementação computacional de um modelo matemático de otimização, cujo objetivo é o de sugerir os volumes ideais de Compra de Insumos e Produtos, Produção, Venda, Transferência e Estocagem dos produtos comercializados por uma empresa ao longo de um horizonte de planejamento pré-determinado.

Otimização Matemática, Consultoria, Estatística, Malha Logística, Business Intelligence - Linear Softwares Matemáticos - Otimix-AD
Otimix-AD

O objetivo do Otimix-AD é facilitar a criação e organização de parte dos dados que serão usados como entrada do Otimix (Web ou Desktop) para a otimização.

Mais soluções